domingo, 3 de agosto de 2014

JOGADORES ETERNOS - JOSÉ LEANDRO ANDRADE



JOSÉ LEANDRO ANDRADE


JOSÉ LEANDRO ANDRADE
NASCIMENTO: (SALTO, URUGUAI, 22/11/1901 - 05/10/1957)

POSIÇÃO: Meia, Volante.

CONHECIDO COMO: A Maravilha Negra.

CLUBES: Bella Vista(1921-1923), Nacional(1924-1930), Peñarol(1931-1935), Atlanta(1933), Lanús(1934), Wanderers(1935), Argentinos Juniors(1936).

TÍTULOS: Seleção do Uruguai(Bicampeão Olímpico 1924 e 1928, Campeão Sul-Americano 1923,1924 e 1926, Campeão Copa do Mundo FIFA 1930), Nacional(Campeão Uruguaio 1924), Peñarol(Campeão Uruguaio 1932 e 1935).

TOTAL DE TÍTULOS:  1 Copa do Mundo FIFA, 2 Medalhas de Ouro Jogos Olímpicos, 3 Sul-Americanos e 3 Campeonatos Uruguaio.

CONQUISTAS INDIVIDUAIS: Melhor jogador Sul-Americano 1926, Bola de Bronze Copa do Mundo FIFA 1930, Eleito para o All-Star Team Copa do Mundo FIFA 1930, Considerado o 29° melhor jogador do Século XX pela IFFHS, Considerado 20° melhor jogador do Século XX pela IFFHS, Considerado pela revista France Football como 10° melhor jogador da história do futebol de 1930 a 1990.

Disputou 34 jogos oficiais com a seleção do Uruguai, 43 no total, marcando 1 gol, perdeu apenas 3 partidas.
Disputou 105 partidas oficiais pelo Nacional e 88 com o Peñarol.
Considerado o primeiro grande jogador negro e um dos melhores da década de 20.


JOSÉ LEANDRO ANDRADE

          JOSÉ LEANDRO ANDRADE é considerado com um dos maiores jogadores da década de 20, um volante, meia de ligação sensacional, o primeiro grande jogador negro, ficou conhecido como a "Maravilha Negra". Nasceu na cidade de Salto, no Uruguai. Era filho de uma argentina com um ex escravo brasileiro, adepto da magia negra de 98 anos, que não conheceu. Mudou-se para Montevidéu cedo para morar com um tia, foi engraxate, vendedor de jornal, além de gostar de tocar instrumentos percussão, era um excelente dançarino e apreciava muito o carnaval.
          Começou no futebol jogando pelo pequeno Misiones, logo foi jogar pelo Bella Vista onde começou a se destacar com seu 1,80 de altura, e seu físico privilegiado. Jogou ao lado do mítico capitão da seleção uruguaia José Nazassi, que logo também se tornou companheiro de ANDRADE na seleção do Uruguai.
          Foi campeão do SUL-AMERICANO (hoje COPA AMERICA) com o Uruguai em 1923,  no ano seguinte conquistou a Medalha de Ouro Olímpica com seleção uruguaia nos Jogos Olímpicos de Paris, onde se destacou. Foi considerado o maestro da equipe, foi celebrado na Europa como "o jogador de pés de ouro" e ainda "o maior de todos os grandes uruguaios", o melhor jogador negro já existente até então. Por sua magnifica olimpíada foi chamado pelos franceses de "A Maravilha Negra", pelo seu futebol elegante, de passes precisos, de muitos desarmes e pouco contato físico, não era jogador de fazer gols e sim de dar gols aos companheiros e desarmar o adversário.
JOSÉ LEANDRO ANDRADE          Logo depois se transferiu para o Nacional, onde conquistou o seu primeiro título do Campeonato Uruguaio de 1924, ainda no mesmo ano ganhou mais um SUL-AMERICANO com o Uruguai. Em 1925 fez parte do time do Nacional que fez uma grande excursão de sucesso pela a Europa, obtendo 26 vitórias, 7 empates e 5 derrotas em 38 jogos.
          Foi campeão SUL-AMERICANO mais uma vez em 1926, antes das Olimpíadas de 1928, de Amesterdão, onde conquistou mais um Ouro Olímpico com a seleção uruguaia, que ganhou apelido de Celeste Olímpica depois dos duas medalhas de ouro olímpicas seguidas no futebol. ANDRADE apesar de mais uma excelente competição, teve uma lesão que causou grandes problemas futuros na sua carreira e vida. Ele acabou se chocando com a trave na partida das semifinais contra a Itália, ANDRADE depois disso passou a ter problemas de visão, perdendo-a de pouco a pouco.
          Na primeira Copa do Mundo FIFA no Uruguai, ANDRADE acabou sendo chamado apesar de passar por um período de lesões crônicas e já pelos problemas de visão, mesmo assim vez uma mundial magnifico, com um futebol de passes precisos e muitos desarmes, acabou ajudando a seleção do Uruguai a conquistar a primeira Copa do Mundo.
José Leandro Andrade com a seleção uruguaia  Copa do mundo 1930
José Leandro Andrade com a seleção uruguaia
 Copa do mundo 1930

          Depois do mundial se transferiu para o Peñarol em 1931, onde fez ainda boas temporadas apesar de estar veterano e com os problemas de visão aumentando. Foi campeão do Campeonato Uruguaio mais duas vezes pelo Peñarol, em 1932 e 1935. Teve pequenas passagens pelo Atlanta e Lanús da Argentina no período de Peñarol sem grande destaque e depois jogou ainda no Wanderers de Montevidéu e encerrou a carreira pelo Argentinos Juniors também de forma tímida, sem grandes atuações.
          Depois de encerrar a carreira caiu no ostracismo, sozinho sem familiares e amigos, sem um emprego fixo, como já era conhecido com boêmio, acabou se tornando um alcoólatra. Morreu no dia 5 de outubro de 1957 aos 56 anos, praticamente cego, devido o choque com a trave nas Olimpíada de 1928, de problemas pulmonares. Considerado como o primeiro grande jogador negro, de muitos que vieram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário